Pernil de Cordeiro Recheada com Damasco e Ervas

Pernil de Cordeiro Recheada com Damasco e Ervas

Pernil de Cordeiro Recheada com Damasco e Ervas. Rolar o cordeiro ao redor do recheio significa que você obtém alguns desses sabores brilhantes em quase cada mordida. Para obter o melhor sabor, recheie o cordeiro um dia antes de assá-lo. Decore a travessa de cordeiro com algumas das mesmas ervas do recheio, se quiser.

Ingredientes (Pernil de Cordeiro Recheada com Damasco e Ervas)

  • 1/3 xícara de damascos secos em cubos pequenos
  • 3 dentes de alho médios, descascados
  • 1 xícara de folhas de salsa frescas de folha plana frouxamente embaladas
  • 1/2 xícara de folhas de hortelã fresca embaladas frouxamente
  • 1 colher de sopa de alecrim fresco picado
  • 1 colher de sopa de mostarda
  • Sal e pimenta preta moída na hora
  • 3 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • 1,6 kg a 2 kg de pernil de cordeiro desossado
  • 1 xícara de caldo de galinha com pouco sal
  • 1/4 xícara de vinho branco seco ou vermute seco

Modo de Preparo

Em uma tigela pequena, cubra os damascos com 1/4 xícara de água fervente; deixe de molho por 5 minutos.

Enquanto isso, pulse o alho, salsa, hortelã, alecrim, mostarda, 3/4 colher de chá de sal e 1/4 colher de chá de pimenta preta em um processador de alimentos até picada grosseiramente. Com a máquina em funcionamento, adicione o azeite e processe até obter uma pasta grossa. Escorra os damascos e misture-os.

Abra a carne e seque com papel toalha. Apare qualquer excesso de gordura. Se houver porções muito mais grossas do que outras, faça uma borboleta nas porções mais grossas do cordeiro para torná-lo uniformemente grosso. Bata levemente o cordeiro com um martelo de carne, se necessário, para uniformizá-lo ainda mais e torná-lo aproximadamente retangular. Tempere levemente com sal e pimenta.

Em seguida, espalhe a pasta de ervas sobre o cordeiro, usando os dedos para trabalhar em qualquer fenda. Começando em uma extremidade curta, enrole o cordeiro firmemente, certificando-se de enrolar a carne para que as fatias cortem o grão. Amarre o rolo confortavelmente em intervalos de 2,5 centímetros com barbante de cozinha. Para uma forma mais compacta, amarre o assado longitudinalmente com um pedaço de barbante. Além disso, se houver alguma pasta de ervas na superfície de trabalho, esfregue-a na parte externa do cordeiro. Embrulhe bem o cordeiro em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 8 e até 24 horas.

Deixe o cordeiro descansar em temperatura ambiente por cerca de 1 hora antes de assar. Enquanto isso, posicione um rack no centro do forno e aqueça o forno a 175° C.

Em conclusão

Desembrulhe o cordeiro, mas transfira-o para uma assadeira pequena e à prova de fogo e asse até que um termômetro de leitura instantânea inserido no centro da carne mostre 50° C a 57° C para mal passado, por cerca de 45 minutos a 1-1/4 horas ; comece a verificar cedo. Transfira para uma tábua de corte, tenda com papel alumínio e deixe descansar por 20 a 30 minutos.

Enquanto isso, coloque o caldo de galinha e o vinho na assadeira. Cozinhe em fogo médio, raspando os pingos da panela e mexendo com frequência, até reduzir um pouco, mas por cerca de 4 minutos.

Corte o cordeiro em fatias de 1,2 cm de espessura, cortando o barbante à medida que avança e transfira para uma travessa. Adicione qualquer suco da tábua de corte à assadeira. Coe o suco e tempere a gosto com sal e pimenta. Sirva o cordeiro com o molho.