Vieiras Grelhadas com Purê de Couve-flor

Vieiras Grelhadas com Purê de Couve-flor

Vieiras Grelhadas com Purê de Couve-flor. Vieiras doces aninhadas em um purê de couve-flor cremoso e sonhador fazem um prato simples, mas elegante. Alcaparras crocantes adicionam o pouco certo de pop salgado.

Ingredientes (Vieiras Grelhadas com Purê de Couve-flor)

  • 1/2 xícara de creme de leite
  • 1-1/2 colher de chá de folhas de tomilho fresco
  • 1/2 couve-flor grande, cortada em floretes de 5 cm (cerca de 3-1/2 xícaras)
  • Sal
  • 1 colher de chá de suco de limão fresco; mais a gosto
  • 1/8 colher de chá de pimenta de caiena; mais a gosto
  • 3 colheres de sopa de óleo de canola; mais conforme necessário
  • 1/4 xícara de alcaparras escorridas, secas
  • 1/2 colher de chá de raspas de limão finamente raladas
  • 570g de vieiras secas, músculo lateral removido
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal; mais conforme necessário
  • 1 colher de sopa de salsa fresca de folha lisa finamente picada

Modo de Preparo

Posicione um rack no centro do forno e aqueça a 175° C. Forre uma assadeira grande com uma toalha de cozinha limpa.

Em uma panela de 2 litros, coloque o creme de leite e 1 colher de chá do tomilho para ferver em fogo médio. Reduza o fogo para baixo e cozinhe até reduzir para cerca de 1/3 xícara, mas por cerca de 7 a 9 minutos.

Em seguida, em uma panela grande equipada com uma cesta de vapor, ferva cerca de 5 centímetros de água. Adicione a couve-flor e tempere com 1/2 colher de chá de sal. Cubra e cozinhe no vapor até ficar macio, por cerca de 8 a 10 minutos.

Transfira a couve-flor para a assadeira preparada e deixe secar por alguns minutos. Retire a toalha, deixando a couve-flor cair na assadeira e asse a couve-flor até secar, mas não dourar, por cerca de 10 a 15 minutos. Transfira para um liquidificador e adicione o creme de leite, suco de limão, 1/2 colher de chá de sal e a pimenta caiena. Misture até ficar homogêneo. Tempere a gosto com sal, suco de limão e pimenta caiena. Continue quente.

Aqueça 2 colheres de sopa do óleo em uma frigideira média em fogo médio-alto. Adicione as alcaparras e a 1/2 colher de chá restante de tomilho, cubra com um protetor de respingos (se você tiver um) e cozinhe, mas mexendo ocasionalmente, até que as alcaparras estejam douradas e inchadas, por cerca de 2 a 3 minutos. Adicione as raspas de limão, cozinhe por apenas alguns segundos e, em seguida, usando uma escumadeira, transfira as alcaparras, o tomilho e as raspas para um prato forrado com papel toalha.

Em conclusão

Seque as vieiras. Aqueça uma frigideira grande de ferro fundido ou outra frigideira pesada em fogo médio-alto até ficar bem quente. Adicione a restante 1 colher de sopa de óleo e a manteiga. Tempere as vieiras com sal. Trabalhando em lotes, se necessário, para evitar aglomerações, cozinhe as vieiras, mas sem mexer, até dourar muito bem de um lado, por cerca de 2 a 3 minutos. Vire e cozinhe até ficar mal cozido, por 2 a 4 minutos a mais, dependendo do tamanho. Transfira para um prato. Repita, se necessário, limpando a panela e adicionando mais manteiga e óleo conforme necessário.

Divida o purê de couve-flor entre os pratos de servir e cubra com as vieiras. Decore com as alcaparras e a salsinha e sirva.