Focaccia de Laranja com Cebola e Azeitona

Focaccia de Laranja com Cebola e Azeitona

Focaccia de Laranja com Cebola e Azeitona. Doce, picante e salgado, esta focaccia é difícil de parar de comer. Dependendo do tamanho das suas laranjas, você pode não usar todas elas. E embora possa parecer muita cebola, não se preocupe: ela encolhe e suaviza quando assada.

Ingredientes (Focaccia de Laranja com Cebola e Azeitona)

  • 1-1/2 colheres de sopa de açúcar granulado
  • 2-1/2 colher de chá (7g) de fermento seco ativo
  • 2 laranjas (cerca de 250g cada)
  • 2 colheres de chá de sal de mesa
  • 500g (4 xícaras) de farinha de trigo crua; mais para amassar
  • 5 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • 1 cebola doce, cortada ao meio e em fatias muito finas (1-3/4 a 2 xícaras)
  • 1/4 xícara de azeitonas pretas sem caroço, cortadas longitudinalmente
  • Sal marinho em flocos
  • Pimenta preta moída na hora
  • 2 colheres de chá de orégano fresco picado (opcional)

Modo de Preparo

Em uma tigela pequena, misture o açúcar, o fermento e 1/4 xícara de água morna. Deixe repousar até que o fermento se dissolva e a mistura fique espumosa, mas por cerca de 15 minutos.

Enquanto isso, use um ralador estilo grosa para remover 1-1/2 colheres de sopa de raspa das laranjas. Em uma tigela pequena, misture as raspas com o sal.

Em uma tigela grande, misture 3-3/4 xícaras de farinha com o sal e as raspas, mas usando os dedos para garantir que as raspas estejam bem distribuídas sem grumos. Faça um buraco no centro. Adicione a mistura de fermento, 2 colheres de sopa do óleo e 1 xícara de água morna, e mexa com uma colher de pau até formar uma massa áspera.

Unte uma tigela grande e limpa com cerca de 1 colher de sopa do óleo.

Em seguida, vire a massa em uma superfície de trabalho levemente enfarinhada e amasse com o restante 1/4 de xícara de farinha. Continue amassando até que a massa fique macia, lisa e elástica, mas por cerca de 5 minutos. Molde a massa em uma bola e transfira-a para a tigela preparada. Vire a massa na tigela para cobrir completamente com óleo. Cubra a tigela com filme plástico e uma toalha de cozinha e deixe crescer até dobrar de tamanho, mas por cerca de 1 hora.

Enquanto isso, descasque e fatie as laranjas e corte cada fatia em 4 a 6 pedaços.

Posicione um rack no centro do forno e aqueça a 200 ° C.

Em conclusão

Abra a massa em um pedaço de pergaminho do tamanho de uma assadeira grande até ficar quase do tamanho do pergaminho. Transfira o pergaminho para uma assadeira grande com borda, encaixando-a para rechear. Usando as pontas dos dedos molhadas, faça recortes em toda a superfície. Pincele tudo com 2 colheres de sopa do óleo, deixando a poça de óleo nos entalhes.

Logo depois, espalhe os pedaços de laranja e azeitonas sobre a superfície da massa e pressione-os suavemente na massa. Espalhe as fatias de cebola uniformemente sobre a massa e pressione-as suavemente. Polvilhe com sal em flocos, um pouco de pimenta preta e orégano, se quiser. Asse até crescer e dourar na parte superior e inferior, por cerca de 25 a 35 minutos. (As áreas ao redor das peças laranja permanecerão claras.)

Deslize uma espátula de metal sob a focaccia e transfira-a para um rack. Deixe esfriar um pouco antes de cortar e servir.