Coxas de Frango Assadas com Pêssegos

Coxas de Frango Assadas com Pêssegos

Coxas de Frango Assadas com Pêssegos. Estas coxas de frango tenras estão pingando com sabores de ervas saborosas e doces dos pêssegos marinados. Alcaparras salgadas e presunto crocante fecham o negócio.

Ingredientes (Coxas de Frango Assadas com Pêssegos)

  • 1 colher de sopa de azeite extra virgem; mais conforme necessário
  • 28g de presunto em fatias finas, cortado transversalmente em tiras finas
  • 1,3 kg de coxas de frango com osso e pele (cerca de 8)
  • Sal e pimenta preta moída na hora
  • 1 alho-poró médio, apenas a parte branca e verde clara, em fatias finas (1 xícara)
  • 3 dentes de alho médios, em fatias finas
  • 2 colheres de sopa de farinha para todos os fins
  • 3 xícaras de vinagre de xerez e alecrim Pêssegos marinados, escorridos, marinada reservada
  • 2 colheres de sopa de alcaparras drenadas
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 3 xícaras de caldo de galinha com pouco sal
  • 2 colheres de sopa de folhas frescas de estragão, picadas grosseiramente

Modo de Preparo

Posicione um rack no centro do forno e aqueça o forno a 175° C.

Em seguida, aqueça o óleo em um forno holandês de 8 litros ou outra panela pesada em fogo médio. Adicione o presunto e cozinhe, mas mexendo ocasionalmente, até ficar crocante, por cerca de 5 minutos. Com uma escumadeira, transfira para uma tigela e reserve. Se a panela estiver seca, adicione um pouco mais de óleo.

Enquanto isso, tempere o frango levemente de todos os lados com sal e pimenta. Trabalhando em lotes, doure o frango em ambos os lados, por cerca de 12 minutos no total. Transfira para um prato.

Abaixe o fogo para médio-baixo. Despeje tudo, exceto 1 colher de sopa de gordura da panela e, em seguida, adicione o alho-poró e o alho. Cozinhe, mexendo sempre, até começar a amolecer, por cerca de 5 minutos. Adicione a farinha e cozinhe, mexendo, por 1 minuto. Adicione a marinada reservada e cozinhe, mas raspando os pedaços dourados do fundo da panela, até o líquido engrossar, por cerca de 2 minutos. Logo depois, acrescente o caldo, tempere levemente com sal e pimenta e deixe ferver. Arrume o frango na panela com a pele para cima, volte a ferver e transfira a panela para o forno para refogar, descoberto, até que o frango cozinhe, por cerca de 25 minutos.

Tire a panela do forno. Ligue o frango no alto. Transfira o frango, com a pele para cima, para uma assadeira forrada com papel alumínio.

Em conclusão

Cozinhe o molho na panela em fogo médio-alto, mas mexendo ocasionalmente, até engrossar e reduzir pela metade, por cerca de 10 minutos. Abaixe o fogo para médio e misture as alcaparras e os pêssegos; cozinhe até aquecer. Misture a manteiga até derreter, em seguida, misture 1 colher de sopa do estragão e tempere a gosto com sal e pimenta.

Enquanto isso, grelhe o frango até que a pele fique crocante, por cerca de 3 minutos.

Retorne o frango para a panela ou transfira-o para uma travessa grande e coloque o molho sobre ele. Decore com o presunto e as restantes folhas de estragão e sirva.