Bife Grelhado e Espargos com Manteiga

Bife Grelhado e Espargos com Manteiga

Bife Grelhado e Espargos com Manteiga. Uma manteiga composta com estragão e chalota imita os sabores do molho béarnaise com muito menos esforço. Se sobrar, experimente com salmão ou arroz.

Ingredientes (Bife Grelhado e Espargos com Manteiga)

  • 2 ramos grandes de estragão fresco
  • 57g (4 colheres de sopa) de manteiga sem sal, amolecida
  • 2 colheres de sopa de cebola picada
  • 1 colher de sopa de vinho branco seco ou vermute
  • 1 colher de sopa de vinagre de vinho branco
  • Sal e pimenta preta moída na hora
  • 680g de carne bovina, cortada em pedaços de espessura uniforme, se necessário
  • 1 maço de aspargos, de preferência grossos, aparados
  • 1 colher de sopa de azeite

Modo de Preparo

Retire as folhas de estragão das hastes, pique finamente as folhas para produzir cerca de 2 colheres de chá e reserve.

Em seguida, em uma frigideira de 20 centímetros, derreta 1 colher de sopa da manteiga em fogo médio-baixo. Adicione os talos de chalota e estragão e cozinhe, mas mexendo sempre, até que a chalota fique translúcida, por cerca de 2 minutos. Adicione o vinho, o vinagre e 1 colher de sopa de água, aumente o fogo para médio e cozinhe até que o líquido esteja quase todo evaporado, por cerca de 3 minutos. 

Logo depois, transfira para uma tigela pequena, retire e descarte os talos de estragão e deixe esfriar completamente. Além disso, adicione as 3 colheres restantes da manteiga, o estragão picado, 1/4 colher de chá de sal e 1/8 colher de chá de pimenta e misture com um garfo até misturar bem. Separe até estar pronto para usar.

Prepare um fogo médio-alto (200° C a 245° C) a gás ou carvão. Coloque a carne e os aspargos em lados separados de uma assadeira grande (ou similar). Regue com o azeite e tempere generosamente com sal e pimenta. Grelhe a carne, mas virando a cada 2 minutos, até ficar cozida ao seu gosto, por cerca de 6 a 8 minutos para médio (60° C). Transfira para uma tábua de corte, cubra frouxamente com papel alumínio e deixe descansar. Enquanto isso, grelhe os aspargos, virando após 1 minuto, até ficarem carbonizados e macios, por cerca de 2 a 3 minutos. 

Em conclusão, transferir para um prato de servir. Corte a carne em fatias finas contra a fibra, disponha na travessa com os aspargos, cubra ambos com gotas de manteiga e sirva.