Bacalhau do Alasca Grelhado

Bacalhau do Alasca Grelhado

Bacalhau do Alasca grelhado. Experimente algo um pouco diferente envolvendo porções de bacalhau em folhas de uva. Não é difícil e faz uma deliciosa surpresa na mesa quando você abre o pacote para ver o peixe branco fumegante dentro. As folhas da uva ficam lindamente carbonizadas na grelha, e têm um gosto delicioso quando comidas com o peixe suculento e a manteiga saborosa. Se você tiver folhas tenras de uva em seu jardim, pode usá-las em vez de folhas de uva salgadas de um frasco. As folhas frescas só precisam ser escaldadas brevemente em água fervente e drenadas.

Ingredientes (Bacalhau do Alasca Grelhado)

Para a manteiga

  • 85g (6 colheres de sopa) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
  • 3 figos secos, com os caules removidos, picados finamente (cerca de 3 colheres de sopa), ou 2 figos maduros frescos, caules e picados
  • 1-1/2 colheres de sopa de ouzo
  • 1-1/2 colher de chá raspas de limão finamente raladas
  • 1 colher de chá de tomilho fresco picado
  • Sal

Para o bacalhau

  • 140g de pedaços de lombo de bacalhau do Alasca
  • Sal ou sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora
  • 16 folhas grandes de uva em frasco, bem enxaguadas com água fria e secas
  • Azeite para grelhar
  • Rodelas de limão para servir

Modo de Preparo

Faça a manteiga

Primeiramente, em uma tigela pequena, usando uma espátula de silicone, mexa e amasse a manteiga com os figos, ouzo, raspas, tomilho e 1/4 colher de chá de sal até ficar bem misturado. Tempere a gosto com sal.

Grelhe o bacalhau

Tempere cada pedaço de peixe com sal e pimenta e use uma pequena espátula de borracha ou faca de manteiga para espalhar cerca de 1 colher de sopa da manteiga de um lado de cada peça.

Em seguida, coloque as folhas de uva com o lado brilhante voltado para baixo sobre uma superfície de trabalho e retire os caules. Sobreponha cerca de 4 folhas para criar um círculo áspero de aproximadamente 20 cm de diâmetro, mas com o lado do caule de cada folha apontando para dentro.

Coloque um pedaço de peixe, com o lado com manteiga para baixo, no centro do círculo e dobre as folhas para cima e para baixo para que o peixe fique completamente fechado. Amarre a embalagem com 2 pedaços de barbante de cozinha, mas atando cada pedaço no centro onde se cruzam.

Logo depois, repita este processo até que todo o peixe esteja embrulhado em folhas de uva. Em seguida, coloque os pacotes em uma assadeira ou em um recipiente largo e raso. Leve o peixe à geladeira até a hora de grelhar. Coloque a manteiga de ouzo-figo restante em uma travessa pequena e reserve em temperatura ambiente.

Prepare um fogo médio (180° C a 190° C) na grelha a carvão. Usando uma espátula de cabo longo, empurre as brasas para o centro da grelha; ou acenda o queimador central em uma churrasqueira a gás e leve ao fogo médio. Pincele os pacotes de peixe com azeite dos dois lados. Passe óleo na grelha. 

Concluindo

Grelhe os saquinhos à beira do fogo, tampados e com as aberturas abertas, mas girando uma vez, por cerca de 4 minutos de cada lado, até que o peixe atinja 50° C quando testado com termômetro digital; as folhas da uva devem estar um pouco carbonizadas. (Se alguma manteiga vazar, você pode ter um surto, então fique de olho nos pacotes e vá para uma parte mais fria da grelha, se necessário.) Com uma espátula de peixe, transfira o peixe da grelha para pratos individuais . Sirva com as rodelas de limão e passe o restante da manteiga de ouzo-figo.