Arroz Pilaf Basico

Arroz Pilaf Básico

Arroz pilaf básico. É fácil personalizar um pilaf de arroz de acordo com o seu gosto. Por exemplo, adicione alho picado ou outros produtos aromáticos com a cebola e envolva as ervas frescas antes de servir.

Ingredientes (Arroz Pilaf Básico)

  • 1-1/2 xícaras de basmati ou outro arroz de grão longo
  • 3 colheres de sopa de manteiga sem sal ou óleo vegetal suave
  • 1 cebola amarela pequena, finamente cortada
  • 2-2/3 xícaras de caldo de galinha quente com pouco sal ou água
  • 1 colher de chá de sal marinho fino
  • 1/2 colher de chá de pimenta preta ou branca moída na hora
  • 1/2 colher de chá de fios de açafrão esmagados (opcional)

Modo de Preparo

Em uma tigela grande, lave o arroz com água fria, mas mexendo com as mãos para remover o máximo possível do amido da superfície. A água deve estar muito turva. Escorra por uma peneira de malha fina e enxágue novamente em água fria corrente. Escorra bem.

Em seguida, aqueça a manteiga ou o óleo em uma panela resistente de 4 litros em fogo médio. Adicione a cebola e cozinhe, mas mexendo ocasionalmente, até ficar translúcida e macia, por cerca de 3 minutos.

Adicione o arroz e cozinhe, mexendo, até os grãos ficarem translúcidos, por cerca de 3 minutos. Para um sabor mais tostado, continue cozinhando, mas mexendo sempre, até que o arroz fique levemente colorido e cheire a nozes, por cerca de 2 minutos mais.

Junte o caldo ou água, sal, pimenta e açafrão, se usar. Deixe ferver e depois abaixe o fogo para que o líquido ferva suavemente. Cubra e cozinhe até que os grãos de arroz estejam gordos, fofos e separados, e todo o líquido tenha sido absorvido, de 15 a 18 minutos. (Verifique usando um espeto ou outro utensílio para cutucar o arroz até o fundo da panela.)

Retire a panela do fogo, descubra, coloque um pano de prato dobrado sobre a panela e tampe novamente para segurar a toalha no lugar. Deixe o arroz descansar por 5 a 10 minutos. Retire a tampa e a toalha, afofe o arroz com um garfo e sirva.