Acelga Suica e Batatas Cozidas Lentamente

Acelga Suíça e Batatas Cozidas Lentamente

Acelga suíça e batatas cozidas lentamente. Este acompanhamento clássico vem de Abruzzo. Eu cresci comendo e ainda faço isso com frequência porque é tão reconfortantemente bom. Adoro como acompanhamento de frango assado ou salmão. Nas noites sem carne, sirvo com uma seleção de bons queijos e pão crocante.

Ingredientes (Acelga Suíça e Batatas Cozidas Lentamente)

  • 450g de batatas amarelas, como Yukon Gold (cerca de 3 médias), esfregadas e com casca
  • Sal ou sal marinho
  • 2 maços de acelga suíça ou arco-íris (cerca de 680g)
  • 1/3 xícara de azeite extra virgem
  • 3 dentes de alho grandes, levemente esmagados

Modo de Preparo

Coloque as batatas em uma panela de 4 a 5 litros com água suficiente para cobrir por 5 centímetros. Salgue a água generosamente e deixe ferver em fogo médio alto. Ferva até que as batatas estejam macias, mas por cerca de 12 a 15 minutos. Escorra e deixe esfriar. Descasque as batatas e corte em quartos ou em pedaços de 5 centímetros, dependendo do tamanho.

Apare as pontas duras da acelga e descarte. Corte as hastes das folhas e, em seguida, corte as hastes em pedaços de 5 centímetros. Empilhe as folhas algumas de cada vez e as corte transversalmente em tiras de 5 centímetros de largura.

Aqueça o azeite e o alho em um forno holandês de 7 litros ou panela grande semelhante em fogo médio baixo. Quando o alho começar a chiar, pressione com as costas de uma colher de pau ou espátula de silicone até perfumar, mas tomando cuidado para não deixar dourar. Adicione os talos de acelga e cozinhe, mas mexendo ocasionalmente, até que comecem a amolecer, por cerca de 5 a 7 minutos. 

Logo depois, em dois lotes, adicione as folhas, adicionando mais à panela à medida que o primeiro lote começar a murchar. Cubra e cozinhe até murchar, por cerca de 4 minutos. Misture as batatas e polvilhe com 1 colher de chá de sal.

Cubra, reduza o fogo para baixo e deixe os legumes cozinharem nos sucos liberados das verduras, mas mexendo ocasionalmente, até que a acelga fique escura e macia, por cerca de 25 minutos. Tempere a gosto com sal e sirva quente ou morno.